quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escândalo: Espionagem americana monitorou até o Vaticano

NSA monitorou até o papa

São Paulo (AE) - A espionagem norte-americana não teria poupado nem os cardeais da Igreja Católica, segundo a revista italiana Panorama. De acordo com o semanário, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) interceptou telefonemas de diversos cardeais, entre eles o argentino Jorge Mario Bergoglio, pouco antes de ele ser eleito papa. A revelação da Panorama vem à tona depois de o site Cryptome ter noticiado que a espionagem dos EUA interceptou 46 milhões de telefonemas na Itália entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. “Aparentemente há também ligações do e para o Vaticano” e a NSA “espionou o papa”, enfatiza a semanal. “Há temores de que os norte-americanos tenham continuado a escutar as conversas dos prelados até a véspera do conclave”, inclusive aquelas envolvendo o futuro papa Francisco.
alessandra tarantino/ap/ec
Denúncias dizem que cardeais foram monitorados durante o processo de escolha de Francisco

O conclave papal é um acontecimento historicamente cercado de segredo. Quando os cardeais católicos fecham-se na Capela Sistina para escolher um novo líder para a Igreja, um moderno sistema é instalado com os objetivos de impedir qualquer comunicação dos prelados com o mundo exterior e também que o local seja alvo de escutas clandestinas.Citado pela emissora Al Jazeera, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que não é de conhecimento da Santa Sé a informação de que os cardeais teriam sido espionados. “Não estamos preocupados com isso”, declarou.

A Panorama lembra que Bergoglio é considerado uma “pessoa de interesse” pelos serviços de espionagem norte-americana pelo menos desde 2005, segundo revelações feitas pelo WikiLeaks, plataforma dedicada ao vazamento de informações secretas que liberou ao público centenas de milhares de telegramas diplomáticos dos EUA.

Já o jornal The Washington Post afirma em reportagem publicada ontem que a NSA invadiu os principais links de comunicação que ligam os centros de dados de Yahoo e Google em todo o mundo. A denúncia cita documentos obtidos por Edward Snowden e entrevistas com funcionários. De acordo com os dados secretos de 9 de janeiro deste ano, a NSA enviou todos os dias milhões de gravações a partir de redes internas do Yahoo e do Google para a agência de armazenagem de dados em Fort Mead, Maryland, sede da NSA.

Nos últimos 30 dias, coletores de campo tinham processado e enviado mais de 180 milhões de novas gravações de metadados, o que inclui quando e quem enviou ou recebeu e-mails, além de textos, áudios e vídeos.

O Google disse que estava preocupado com as suspeitas de que o governo teria interceptado o tráfego de dados da empresa, mas não tinha conhecimento da invasão. No Yahoo, um porta-voz disse: “Temos controles rigorosos para proteger a segurança de nossos centros de dados e não damos acesso a nossos bancos de dados à NSA .”

AE/TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário