quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Para 2014, curso de Medicina da Uern triplicará número de vagas

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou mudanças significativas para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014.

A partir do próximo (PSV), será implantada a semestralidade no curso de Medicina com ampliação das atuais 26 vagas para 60. O aumento foi aprovado por unanimidade, com parecer favorável do professor Akailson Lennon Soares, conselheiro relator.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas. “Desde o início, o curso vem ofertando 26 vagas por ano, embora o projeto pedagógico preveja 52 vagas, mas a semestralidade foi segurada até que fosse formada a primeira turma. Já formamos quatro turmas e o nosso curso tem conceito cinco no ENADE, com altos índices de aprovações em concursos públicos. Isso mostra a qualidade do nosso curso de medicina”, frisou.

Ela disse, ainda, que a estrutura do curso de medicina da UERN já está habilitada para o recebimento de novos alunos. “Temos um programa uma residência consolidada, temos um curso de mestrado em atividade, temos dez professores em capacitação sendo oito em doutorado e dois em mestrado. Temos muitos projetos de extensão e pesquisa. Tudo isso nos dá condições para pedir ampliação de vagas até porque somos o curso de medicina que menos oferta vagas no Brasil. A média é de 80 vagas no país”, destacou.

A professora Sônia Elizabeth Lopes Carrillo, diretora do departamento de Medicina, falou sobre a questão social que envolve o aumento do número de vagas. “A ampliação das vagas não é nada mais que uma consequência natural. Como temos vagas para alunos de escolas públicas, estamos vendo transformações de vidas. Estamos vendo alunos de pais analfabetos chegando ao curso”.

Outro aspecto social mostrado pela professora foi o atendimento à população. “Vamos ter a possibilidade de aumentar a oferta à população que precisa do SUS uma medicina de ponta com nossos ambulatórios”. O curso atualmente tem 160 alunos e o corpo docente tem 62 efetivos e 34 substitutos.

O reitor Pedro Fernandes (foto acima) destacou a importância do ampliação do número de vagas para a formação de médicos. “Eu me sinto muito privilegiado em participar de uma discussão como essa. O curso de medicina tem uma responsabilidade muito grande. A gente conversou com o Ministério da Saúde e da educação. É um esforço do Brasil para que o país tenha mais médicos”, acrescentou.

Novidades - O Consepe também aprovou alteração no horário de realização de provas. O PSV que vai ser realizado nos dias 02 e 03 de fevereiro, será aplicado na parte da tarde: das 13h30 às 17h30.

Uma outra novidade é que a UERN reservará, já a partir do próximo PSV, 5% das vagas para pessoas com deficiência, cumprindo lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Isso representa 130 vagas.

A UERN ofertará 2.180 vagas no Processo Seletivo Vocacionado 2014. O edital do concurso deve ser publicado na próxima semana.

AGECOM/UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário