O sol neste domingo na capital Potiguar é de brigadeiro. Não tem sinais de que vai chover mais. Entretanto, os estragos deixados por quase R$ 250 milímetros de chuvas no período de quinta-feira a sábado, deixou grandes estragos na área residência de Mãe Luíza e nos prédios de luxo de Pedra Preta. Mais de cem casas e dois prédios de luxo foram evacuados.
Alagamentos foram registrados em vários bairros de Natal. Avenidas inteiras se transformaram em grandes lagos. Em Santarém, a lagoa de Captação não suportou a demanda e transbordou dentro de várias casas.
Em função do estado crítico que ficou a capital do Rio Grande do Norte, o prefeito Carlos Eduardo Alves convocou a assessoria jurídica para elaborar o decreto de calamidade pública.
Veja notas oficiais divulgadas pela Prefeitura Municipal de Natal e pelo Governo do Estado, que formaram força tarefa para socorrer as vítimas dos estragos causados pelas chuvas.
NOTA OFICIAL DA PREFEITURA
A Prefeitura de Natal informa que nas últimas 36 horas os pluviômetros da Emparn registraram uma precipitação de 221 milímetros na Zona Leste de Natal, enquanto a média pluviométrica registrada na cidade para o mês de junho é de 284 milímetros. A situação mais grave registrada até o momento é a erosão na rua Guanabara.
Diante da situação equipes da prefeitura estão trabalhando no local no atendimento das famílias que tiveram que ser evacuadas. Por preocupação a orientação da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros foi pela evacuação de dois edifícios na praia de Areia Preta que ficam ao lado da escadaria que rompeu e cujo terreno cedeu carreando uma grande quantidade de material para a Avenida Silvio Pedroza.
Não há registro de vítimas até agora. Mas vários locais da cidade enfrentam problemas de alagamento pelo excesso de água sobrecarregando o sistema de lagoas do município.
Também houve deslizamento na Rua do Condor em função de um muro de arrimo ter cedido.
O prefeito Carlos Eduardo determinou estado de alerta na cidade, deixando todas as secretarias com equipes, material e veículos de sobreaviso durante a noite de hoje e enquanto durar essas chuvas.
A Defesa Civil do município está contando com toda a presteza e colaboração do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e secretaria de Segurança e Defesa Social e também conta com equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Obras, Educação, Semsur, Semurb, Urbana, Habitação e Saúde estão no local dão assistência às famílias atingidas e fazendo a remoção para locais seguros.
A Procuradoria do Município também foi acionada para elaborar um decreto de estado de calamidade pública ou emergência a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas.
O telefone da Defesa Civil do Município ficará de plantão durante toda a noite. Os casos de urgência e necessidade de atendimento devem ser relatados no 3232-2525.
A Prefeitura informa ainda que utilizará os serviços do twitter alerts através do perfil @156natal para passar novas informações relevantes para a população.
NOTA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO RN
Governadora intensifica força-tarefa para ajudar vítimas das fortes chuvas em Natal
Desde a tarde desta sexta-feira, 13, quando fortes chuvas começaram a cair sobre Natal, a Governadora Rosalba Ciarlini determinou ao Comando do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretarias de Saúde, Segurança e Assistência Social que colocassem em operação seus planos de emergência e somasse esforços com a Prefeitura de Natal para ajudar os moradores das áreas de risco.
Na noite deste sábado, 14, em função do aumento das chuvas, a Governadora determinou ao grupo, reunido no Ciospe, que intensifique os trabalhos, acione todo o seu contingente e preste todos os esclarecimentos e ajuda possíveis à população por meio dos telefones de emergência.
"Estamos de prontidão 24 horas, contando com ajuda do Exército e dos homens da Força Nacional e da Marinha que estão em Natal", avisou a Governadora.
Segundo o Coronel Elizeu Dantas, em contato com a Chefe do Executivo Estadual às 23h30, os 40 bombeiros deslocados para os bairros de Mãe Luiza e Petropolis vão ganhar reforço até o amanhecer deste domingo, 15.
"Prestar solidariedade aos desabrigados é o mínimo que podemos fazer nesse momento. De acordo com previsões da Emparn, a chuva deve continuar até a próxima terça-feira e nós vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar às pessoas nesse momento de tanta apreensão e prejuízos", disse a Governadora.
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário