A edição 2014 do Índice de Transparência traz o Rio Grande do Norte com o quarto estado nordestino mais transparente do Brasil. Este estudo leva em consideração três grandes temas para avaliação que são Conteúdo, Série Histórica e Frequência de Atualização e Usabilidade, informa o site do Contas Abertas.
O percentual total atingido pelo RN foi de 5,27, ficando abaixo da média nacional, 5,66, e da nordestina, que alcançou 5,32 sendo que no quesito conteúdo conseguiu 5,73, na Série Histórica e Atualidade 7,20, e na Usabilidade 4,40.
Os maiores índices registrados na região foram de Pernambuco, com 8,12, atingindo o segundo lugar em todo o Brasil, Piauí, com 7,21, quinto em todo o país, e Ceará, com 6,80 na totalidade. Treze portais tem média acima de 6.
Este índice avalia os portais de transparência dos governos. De acordo com o secretário-geral da entidade, Gil Castelo Branco, desde o Índice de 2012, existe a necessidade de valorizar portais que possuem todo o conteúdo disponibilizado de maneira acessível.
O projeto é encabeçado pelo Contas Abertas, que tem como base a Lei Complementar 131/2009 (LC131), que obrigou a divulgação, em tempo real, na internet de informações sobre a execução orçamentária e financeira.
De fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário