Júlio Pinheiro
Editor do TN Online
O Dia Internacional do Comissário de Bordo, comemorado em 31 de maio, está também na história da aviação potiguar. Às 9h18, 22 minutos antes da previsão inicial, aterrissou no Rio Grande do Norte o voo JJ3306 da TAM, o primeiro comercial do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante. Entre os passageiros, um misto de euforia e desinformação fez do voo uma festa no ar e em terra. A reportagem da Tribuna do Norte esteve entre os passageiros do voo histórico.
Junior SantosNa chegada do voo ao novo aeroporto, bombeiros fizeram saudação com jatos de água
Assim como ocorrem nos voos da madrugada, o balcão da TAM estava tranquilo entre as 4h e 6h do sábado, enquanto os passageiros faziam o check-in e despachavam bagagem. Não havia, no entanto, a preocupação por parte dos funcionários da empresa em alertar os passageiros sobre a mudança no destino, já que as passagens de muitas pessoas ainda tinham como destino indicado o aeroporto Augusto Severo. “Há uma amiga nossa nos esperando lá no Augusto Severo. Ainda não sei como faremos para encontrá-la. Não sabia que estávamos no primeiro voo do novo aeroporto”, disse a estudante paulistava Jussara Macena, que veio ao Rio Grande do Norte para passar oito dias a passeio. “Deveríamos ter sido avisadas. Vou conferir o meu e-mail e, se não tiver uma informação sobre a mudança do destino, vou procurar os meus direitos”, completou a estudante Diana Casa, que acompanhava Jussara Macena na viagem.
Se por um lado havia a surpresa de alguns passageiros, que só souberam da mudança quando o comandante Alexandre Russo informou sobre o momento histórico vivido por tripulação e passageiros, de outro havia sentimento de comemoração entre os potiguares que vivem em São Gonçalo do Amarante. Um grupo de potiguares seguiu do Augusto Severo às 22h50 da sexta-feira (30) para Guarulhos, com o objetivo de estar no voo JJ3306 e participar do momento histórico. “Compramos as passagens para viver antes de todos o prazer de aterrissar em São Gonçalo”, disse o empresário Leondenir Silva de Freitas, que foi acompanhado por um grupo de amigos no voo. “Nossa vida está mudando da água para o vinho e é graças ao aeroporto”, completou o empresário Augusto Justino, que possui uma pousada e restaurante próximo ao novo terminal.
Durante o voo, que teve poucos momentos de turbulência, o comandante Alexandre Russo comemorou o momento vivido pela tripulação e disse estar honrado em participar do primeiro voo do Aluízio Alves. “É uma satisfação para nós a participação nesse momento histórico e esperamos que o novo aeroporto colabore para o desenvolvimento da aviação comercial do país”, disse, sendo aplaudido pelos passageiros e membros da tripulação, antes de uma aterrissagem tranquila na pista do novo aeroporto. Ouça o áudio completo da saudação no www.tribunadonorte.com.br.
Saudação
“Hoje o nosso voo 3306 com destino à cidade de Natal vai inaugurar as operações da aviação comercial do novo aeroporto da Região Metropolitana de Natal, da cidade de São Gonçalo do Amarante, o aeroporto internacional Governador Aluízio Alves. Nosso tempo de voo é de aproximadamente três horas e prevemos nosso horário de chegada por volta das 9h25. É uma alegria para todos nós estarmos participando desse evento, importante evento da aviação comercial brasileira e para a região do Nordeste brasileiro”
Mensagem dita aos passageiros
Bate-papo - Comandante Alexandre Russo
Ploto do voo JJ3306, da TAM:
“Ganhamos nós e os passageiros”
Como foi comandar o primeiro voo do aeroporto internacional Aluízio Alves?
É uma satisfação imensa para todos nós da tripulação. É um momento histórico para a cidade, para a aviação comercial brasileira, para o Nordeste do país e ficará guardado na memória de todos que participaram desse evento.
Qual a diferença entre o novo e o antigo aeroporto da Grande Natal?
Ainda não conhecemos o aeroporto completo, mas a pista é muito boa. É melhor para nós por ser uma pista maior, mais ampla, e que com certeza facilita o trabalho dos pilotos.
O que o novo aeroporto pode trazer de benefícios para os profissionais que atuam na aviação comercial?
Vários. Para nós, o aeroporto é uma ferramenta de trabalho. Com um aeroporto melhor, mais moderno, nosso trabalho também é beneficiado. Ganhamos nós e os passageiros.. Nossa expectativa é que o aeroporto seja importante para a região Nordeste e para todo o Brasil.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário