segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Antivírus da Microsoft é reprovado em teste

PROTEÇÃO DUVIDOSA


Ferramenta de segurança falhou em detectar 28 programas maliciosos em teste de instituto alemão

O Security Essentials, oferecido gratuitamente pela Microsoft, conseguiu barrar apenas 71% das ameaças do tipo "dia-zero" Foto: Ebenezer Fontenele

O antivírus Security Essentials, oferecido gratuitamente pela Microsoft aos usuários do Windows, não foi aprovado no último teste de certificação do instituto AV-Test, uma das mais conhecidas e confiáveis instituições de avaliação de desempenho desse tipo de software. O instituto alemão realiza testes em seus laboratórios a cada dois meses com as principais ferramentas de segurança do mercado.

A avaliação do AV-Test é feita com uma amostra de 100 tipos de programas maliciosos no Windows 7. De acordo com o relatório do instituto, o Security Essentials 4.1 apresentou 71% de eficiência ao detectar ameaças do tipo "0-day" ("dia-zero") - aquelas que exploram vulnerabilidades antes de serem descobertas e corrigidas - e 92% dos programas maliciosos descobertos nos últimos três meses. No caso das ameaças 0-day, a média alcançada pelos programas de proteção em geral é de 92%. Para as ameaças conhecidas, a média de detecção é de 97%.

Além do Security Essentials, o instituto testou 24 programas antivírus. Também deixaram de receber o selo do AV-Test o AhnLab V3 Internet Security 8.0 e o PC Tools Internet Security 2012. O outros 22 programas foram aprovados. O campeão no quesito proteção foi o Bitdefender Internet Security, que atingiu 100% de eficiência tanto na detecção de ameaças 0-day quanto na de malwares descobertos nos últimos três meses. Também atingiram 100% de eficiência na proteção os produtos Titanium Maximum Security 2013, da Trend Micro, e o Internet Security 2013, da F-Secure.

Resultados contestados

Sobre o resultado do teste, a Microsoft divulgou que não concorda com a metodologia aplicada pelo AV-Test. Segundo a empresa, muitas das amostras de programas maliciosos que o instituto utilizou em seus laboratórios nunca foram encontrados na vida real nos milhões de computadores que utilizam o seu sistema de proteção.

"Sabemos pela telemetria de milhões de sistemas ao redor do mundo que 99,997% de nossos clientes atingidos por qualquer 0-day não encontram as amostras de malware usadas neste teste", argumentou em um blog Joe Blackbird, gerente de programas da Central de Proteção contra Malware da Microsoft. O representante da companhia afirma que somente 0.0033% dos usuários do Microsoft Security Essentials foram impactados pelos malwares cujas amostras não foram detectadas durante os testes do instituto alemão. Para a Microsoft, 94% dos 28 malwares não detectados nos testes não representam a realidade que os usuários encontram em seus computadores.

Mesmo discordando da metodologia aplicada pelo instituto, a Microsoft garantiu que vai melhorar o Security Essentials para zerar o seu índice de não detecção de ameaças.

Mais informações

O resultado da avaliação do AV-Test pode ser conferido no site www.av-test.org/en/tests/home-user/windows-7/novdec-2012. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário