quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cosern amplia estrutura para jogos da Copa


Dezembro de 2013. Essa é a previsão da Companhia Energética do RN (Cosern) para concluir as obras de ampliação do fornecimento de energia em Natal para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A Companhia afirma que 70% dos projetos foram executados e não 30% como divulgou a reportagem da Folha de São Paulo. O valor da obra tem um custo de R$ 4 milhões. "As informações publicadas nacionalmente foram de novembro. Atualmente os projetos estão todos concluídos e as obras em andamento. Até dezembro deste ano estará tudo pronto", disse o superintendente de engenharia da Cosern, Walmary Nunes.

Segundo ele, a Fifa exige que existam dois pontos distintos de suprimento de energia elétrica (subestações) nas proximidades dos estádios. A do Arena das Dunas são a Subestação de Lagoa Nova e a do Bom Pastor.

Para atender as exigência da Fifa, a Cosern está ampliando a capacidade da Subestação de Lagoa Nova. Ela vai passar de 20 MVA (mega volt amper) para 40 MVA com a colocação de mais um transformador. O equipamento já foi comprado e leva cerca de seis meses para chegar. A instalação acontecerá até dezembro.

O outro projeto da Cosern consiste na instalação de uma rede de média tensão, de um 1km de extensão, que liga a Subestação de Lagoa Nova ao Arena das Dunas. "Precisávamos conhecer as características da via para finalizar o projeto. Estávamos aguardando definições sobre obras de mobilidade para poder definir os locais por onde as ligações vão passar. O projeto está pronto e começará a ser executado já em fevereiro", disse Walmary Nunes.

A terceira intervenção é o recondutoramento dos cabos da rede elétrica da Subestação do Bom Pastor até o entorno do Arena das Dunas. Essa obra já começou a ser feita e segundo a Cosern, estão sendo trocados 4km de cabos. Foram executados cerca de 15% do recondutoramento. "E a última obra será a interligação desse rede de cabos. A ideia é que esse chaveamento seja automático, ou seja, caso falte energia em uma outra rede a outra começa a funcionar automaticamente, sem a necessidade de um eletricista", explicou o superintendente.

Ontem, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria informando que o fornecimento de luz para a Copa do Mundo de 2014 estaria ameaçado em boa parte das cidades-sede, segundo um relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda segundo a matéria, apenas duas das 12 capitais que receberão partidas estariam com as obras totalmente em dia: Fortaleza e Recife. As demais corriam risco.

Ainda ontem o diretor da Aneel, Nelson Hübner, que não há risco de falta de energia no país durante a Copa do Mundo de 2014 por causa de atrasos em obras de distribuição nas cidades que serão sede do evento. Um relatório da agência concluído em dezembro do ano passado mostra que algumas obras estão atrasadas, mas, segundo Hübner, são obras secundárias.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário