sábado, 26 de janeiro de 2013

Rosalba e ministro da Pesca assinam contratos para investimentos no RN


Joana Lima

Vários contratos foram firmados nesta sexta entre governo e MInistério da Pesca e Aquicultura
A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, assinaram na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Natal, uma série de contratos para o fortalecimento das cadeias  produtivas  aquícola e pesqueira no Rio Grande do Norte.
Um dos contratos foi o convênio que irá financiar o Projeto Velas ao Vento. O projeto irá beneficiar cerca de 870 pescadores artesanais do litoral potiguar. “O que estamos fazendo é melhorando a infraestrutura com a capacitação tecnológica do pescador, ou seja, estamos trazendo para o Rio Grande do Norte uma unidade de beneficiamento que irá agregar valor a atividade pesqueira. O pescador vai ter condições de embalar, congelar seu produto para a venda no mercado”, frisou o ministro.
Além disso, Marcelo Crivella lembrou que serão implantados equipamentos de georreferenciamento (GPS) nas embarcações dos pescadores. “É unir a tecnologia ao trabalho do pescador, para que não tenhamos mais problemas com desaparecimento de pescadores em alto mar”, lembrou.


Através do Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), o ministro assinou o convênio com a prefeitura de Pedra Grande, para garantir melhoria na infraestrutura de assistência ao desenvolvimento das cadeias produtivas daquele município.
“Todas essas ações visam fortalecer as colônias de pescadores, e estamos conseguindo isso com o apoio dos próprios pescadores e do Ministério da Pesca e Aquicultura. Esse é um dia importante, porque estamos assinando vários contratos que irão garantir mais estrutura e segurança para o trabalhador que sobrevive da pesca”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.
Na ocasião, foram entregues simbolicamente dez carteiras do pescador, que na verdade atenderão 32 mil profissionais da pesca no Rio Grande do Norte. As carteiras serão usadas como passaporte para benefícios do governo como auxílio natalidade, doença e aposentadoria.


Ainda nesta sexta-feira (25) será assinado o contrato de financiamento para pescadores e aquicultores na Agência Natal/Centro do Banco do Nordeste do Brasil. Já no município de Tibau do Sul, será inaugurada a sede da Colônia de Pescadores Z-12 (Renato Luis Rodrigues Soares).
Neste sábado (26) será entregue a Unidade Móvel Odontológica do município do Rio do Fogo.
Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário