segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fieis celebram festa de Nossa Senhora dos Navegantes

O sinal da capela bate e avisa: é hora de caminhar. Centenas de fiéis acompanharam durante a tarde a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro da Redinha. Eles rezaram, cantaram, entoaram hinos de louvor. O percurso total soma mais de 2 quilômetros.

No meio da multidão seguem fiéis como a lavadeira e passadeira Maria Lúcia da Silva, de 63 anos. Ela mora na comunidade desde que nasceu e acampanha os festejos desde criança. Trazida inicialmente pelos pais, hoje ela traz filhos, netos e bisnetos. "Venho todos os anos. Já alcancei inúmeras graças. Só deixarei de vir quando morrer", afirma a devota.
O padre João Maria Nascimento, pároco da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, vai conduzindo os fiéis. "A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai caminhando conosco para que a graça santificante esteja sempre entre nós", diz o pároco. 

Vários políticos como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a vice-prefeita de Natal, Vilma de Faria, a deputada federal, Fátima Bezerra, e o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, acompanharam a procissão.

O Padre João Maria Nascimento, paroco da capela de Nossa Senhora dos Navegantes, aproveitou a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para fazer um pedido. "A festa fazia parte do calendário das festas religiosas de Natal, mas foi riscada do mapa. Quero fazer um pedido: coloque de volta a festa de Nossa Senhora dos Navegantes de volta no calendário. Não estou mais com idade para ficar sofrendo, pedindo isso e aquilo aos governantes"

Os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes assistiram ao encontro das duas imagens. O encontro, tradição iniciada em 1956, marca o encerramento da festa, que este ano teve como tema "Caminhemos com Nossa Senhora dos Navegantes, modelo de fé". Milhares de fieis acompanharam a cerimônia de encerramento.

O Padre João Maria Nascimento, pároco da capela de Nossa Senhora dos Navegantes, encerrou a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com uma benção solene. O ostensório, que traz a óstia consagrada, e carregado por entre a multidao até a Capela dos Pescadores. O sino toca. Os fieis cantam. "Olhem sempre para Jesus. Nele tudo o que pedires sera concedido", encerra o pároco.

TRÂNSITO

Um longo congestionamento se formou durante a procissão em trecho próximo as duas capelas. Agentes de trânsito estiveram no local, ordenando o tráfego.

TUMULTO

Um princípio de tumulto registrado minutos atrás próximo ao palco principal dispersou parte dos fieis, mas foi logo controlado pela Polícia Militar. O paroco Joao Maria Nascimento pediu o fim do tulmuto e retomou a celebraçao final. Atendendo ao pedido do padre, os devotos voltaram para os seus lugares e acompanham os minutos finais da festa, que este ano teve como tema "Caminhemos com Nossa Senhora dos Navegantes, modelo de fé".

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário