sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Governadora recebe visita do Presidente do BNB e reforça parceria com a instituição


Por Assecom/RN

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta quinta-feira (17) a visita do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel de Abreu Lanzarin. Apesar de ser uma visita de cortesia, a conversa girou em torno de projetos focados no desenvolvimento do Rio Grande do Norte que precisarão de financiamentos do BNB. 

A Governadora apresentou um resumo das potencialidades do Estado, bem como projetos importantes para o desenvolvimento do RN, entre eles as ZPE's de Macaíba e do Sertão (que será implantada no município de Assu). Rosalba Ciarlini explicou que a elaboração do projeto dessas ZPE's foi suspensa devido às eleições municipais do ano passado. "Esses dois projetos são prioritários, pois vão trazer grandes benefícios para o Estado", disse a Governadora. 

O Hospital de Traumas de Natal foi outro projeto destacado pela Governadora durante a reunião. Ela explicou que a unidade hospitalar será construída no formato de Parceria Público Privado (PPP). Segundo a chefe do executivo, o Governo do Estado tem até o fim deste mês para aprovar ou não o estudo apresentado pela empresa Andrade Gutierrez que mostra as informações técnicas do projeto. "Até maio queremos iniciar o processo de licitação e em junho deveremos conhecer a empresa vencedora que irá buscar os recursos junto ao BNB". 

O Presidente do BNB reforçou o bom relacionamento que a instituição financeira tem com o Estado e a preocupação com o seu desenvolvimento. "Ao conversar como o Governo do Estado, conhecemos os projetos estratégicos, tanto os públicos quanto os privados. Estamos discutindo isso e o Banco está atento a essas oportunidades de ser cada vez mais comprometido com o desenvolvimento do Estado", disse Ary Joel Lanzarin. Ele afirmou que logo que seja concluído o processo de licitação do Hospital de Traumas de Natal e definida a empresa vencedora, o BNB está à disposição para financiar a obra. 

De acordo com Ary Joel Lanzarin, em 2012 o BNB destinou, só para o RN, R$ 630 milhões através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que oferta crédito para as operações relativas aos setores industrial, agroindustrial, turístico, de infra-estrutura, comercial e de serviços. Já dentro do Programa de Créditos Emergências, as operações registradas aqui no Estado de maio do ano passado até fevereiro deste ano ficarão em torno dos R$ 138 milhões. 

Também acompanharam a reunião o secretário chefe da Casa Civil - Carlos Augusto Rosado; os secretários de Estado do Planejamento e das Finanças - Obery Rodrigues; da Infraestrutura - Kátia Pinto; o interino da Agricultura - José Simplício de Holanda; o diretor presidente da Agencia de Fomento do RN - João Augusto da Cunha Melo; o Diretor Presidente da Caern - Yuri Tasso; e o superintendente interino do BNB - Walmir Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário