quarta-feira, 11 de junho de 2014

Forças Armadas estão prontas para atuar em Natal


Pedro Andrade
repórter

Quatro mil e setecentos homens das Forças Armadas já estão em Natal e prontos para atuar a partir da próxima quinta-feira (12) com o início da Copa do Mundo. Com maioria das atividades voltadas para medidas preventivas, o grupo de militares do Exército, Aeronáutica e da Marinha poderão, se acionados pela presidente Dilma Rousseff, atuar também em manifestações “violentas e exageradas”, segundo o comandante do 3º Distrito Naval e à frente da Coordenação de Defesa de Área - Natal, vice-almirante Marcos Nunes de Miranda. “Vamos agir para o povo e turistas se sentirem seguros e evitar qualquer tipo de problema”, disse.

Dos 4.700 militares que vão atuar na Defesa em Natal, 2.500 são do Exército, 1.500 da Marinha e outros 700 da Aeronáutica. Todos já estão em Natal com as devidas orientações e preparações para atuar durante o Mundial. O efetivo foi apresentado ontem (10) em formatura de Apronto Operacional, realizada na Base Aérea de Natal, que também teve participação de outras corporações como Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

De acordo com o coordenador de Defesa de Área-Natal, as Forças Armadas vão atuar na prevenção e combate a atividades terroristas; combate a acidentes e ameaça química, biológica, radiológica e nuclear; na defesa marítima; protegendo as estações de luz e de tratamento de água, para garantir esses serviços essenciais à Arena das Dunas e à cidade; além da força de contingência, que será utilizada caso haja “exageros em manifestações” e, ainda assim, “se a governadora do Estado Rosalba Ciarlini solicitar à presidente Dilma Rousseff e ela autorizar”. Já o trabalho ostensivo, nas ruas, é prioridade das forças de Segurança Pública. 

A Aeronáutica terá à disposição caças F-5, A-29 e E-99, além de helicópteros do tipo UH-60 Black Hawk, mas não pôde especificar quantos por motivos de segurança; a Marinha trabalhará com dois helicópteros, uma fragata, dois navios-patrulha e um rebocador defendendo a costa natalense, além de dois navios-patrulha que dividirão as atividades com Fortaleza e um com Recife. Do Exército serão empregados radares de defesa aeroespacial, a serem utilizados pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra). Segundo vice-almirante Miranda, os equipamentos nunca foram utilizados pelas Forças Armadas, além dos treinamentos.

As Forças Armadas também vão atuar na escolta das seleções e autoridades que passarão por Natal. Apesar de a presença dos Estados Unidos trazer mais preocupações aos agentes da Segurança, o vice-almirante Miranda afirma que não há qualquer esquema diferenciado para as seleções. “Vamos agir da mesma forma com todas as delegações”, garantiu. Ele acrescentou ainda que os norte-americanos trarão efetivos policiais que vão atuar em conjunto com forças policiais brasileiras.

Efetivos na copa

Forças armadas
4.600 homens do Exército, Aeronáutica e da Marinha 

Polícia Rodoviária Federal 
264 policiais, sendo 160 de outras regionais, além de outros cinco em cada posto fixo da PRF

Polícia Militar
2.200 de serviço extra somados a outros 800 da escala de trabalho, desses 200 ficarão diariamente na Fan Fest; 

Força Nacional
300 homens em Natal durante o Mundial

Semob
280 agentes de mobilidade, dos quais 240 trabalharão nas ruas divididos nos quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada) e o restante na parte de monitoramento;

Guarda Municipal
180 homens por dia

Samu/RN
35 homens, sete ambulâncias, cinco segways e três bases temporárias no litoral potiguar dando apoio ao Samu Natal; 

Bombeiros
350 homens na Grande Natal com reforços vindos de outros estados; 

Policiais Federais
350 contando com os reforços vindos de outros estados

Polícia Civil
150 homens por dia de jogo 

Itep
53 peritos

Defesa Civil
30 homens

Samu Natal
217 profissionais, sendo 50 condutores, 49 médicos, 28 enfermeiros e 90 técnicos de enfermagem

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário