O desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, o juiz potiguar Luiz Alberto Gurgel, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O decreto, assinado pela presidente Dilma Rousseff ontem, aguarda publicação no Diário Oficial da União.
Adriano AbreuLuiz Alberto terá a nomeação confirmada no Diário Oficial
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comunicou a decisão de Dilma Rousseff ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, na noite de ontem. Henrique Alves foi um dos articuladores da candidatura do juiz potiguar à vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Luiz Alberto Gurgel de Faria é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do curso de especialização em Direito Administrativo da UFPE.
Ele ocupou diversos cargos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Ingressou na magistratura aos 23 anos de idade. Em 2000, aos 30 anos de idade, tornou-se o desembargador federal mais jovem do Brasil. Aos 39 anos, foi eleito presidente do TRF5 para o biênio 2009/2011.
Atribuições
No período, integrou o Conselho da Justiça Federal, órgão que funciona junto ao Superior Tribunal de Justiça e tem como atribuição principal a supervisão orçamentária e administrativa da Justiça Federal de primeiro e segundo graus
Em maio de 2013, completou vinte anos de magistratura, sendo treze deles dedicados ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde, após deixar a Presidência, em março/2011, passou a integrar a 3ª Turma, recebendo acervo com média de dois mil processos.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário