sábado, 4 de agosto de 2012

Aprovação do governo Dilma cresce 7,4 pontos

O governo da presidenta Dilma Rousseff teve aprovação de 56,6% da população, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Sensus e divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O número é superior aos 49,2% registrados do último levantamento, feito há um ano. Além disso, 75,7% avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidenta.


Roberto Stuckert
Dilma Rousseff tem o desempenho pessoal avaliado
como positivo por 75,7% dos entrevistados

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Foram ouvidas 2 mil pessoas nas cinco regiões do país e em 20 unidades da Federação, entre os dias 18 e 26 de julho. Percentualmente, a quantidade de pessoas que consideram o governo negativo registou queda ao passar de 9,3% (em agosto de 2011) para 7%.

A pesquisa divulgada ontem também perguntou aos entrevistados sua opinião quanto à economia. Para 48,8% das pessoas, a economia brasileira está crescendo; 43,2% acreditam que ela está estagnada e 4,6% acham que ela está diminuindo. Sobre a expectativa da economia até o fim do ano, a maior parte disse estar otimista; 53,7% acham que a economia vai crescer; 35,5% acreditam que ocorrerá uma estagnação e apenas 6,4% acham que vai diminuir. Os principais desejos de consumo dos brasileiros são a casa própria (57%), carro novo (17,9%), móveis e eletrodomésticos (8,2%), viagem internacional (7,4%) e televisão moderna (1,9%).

De acordo com o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, a retração econômica e industrial no país e a queda da atividade econômica internacional geraram baixos reflexos na economia brasileira até o momento. "Esta situação, aliada às baixas taxas de desemprego no país e à elevada capacidade de consumo reforçam a sensação de otimismo verificados na pesquisa, situação que tende a se manter nos próximos meses, fortalecendo a popularidade da Presidente Dilma Rousseff", destaca Clésio Andrade.

Sobre a comparação do atual governo com o do ex-presidente Lula, aumentou o percentual dos que acreditam que a gestão de Dilma Rousseff está melhor - 11,5% para 15,9% - e diminuiu de 45,4% para 34,6% os que consideram o governo pior. Para 48,2% dos entrevistados, as duas gestões estão no mesmo patamar.

Aécio perderia para Dilma Rousseff e Lula, revela CNT

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) para o cenário eleitoral em 2014 mostra que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 69,8% dos votos. O senador Aécio Neves (PSDB) teria 11,9% das intenções de voto e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 3,2%.

Os resultados são da 112ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada hoje e realizada entre os dias 18 e 26 de julho deste ano. A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas, em cinco regiões do País, e tem margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, para baixo ou para cima.

Em um segundo cenário, a CNT substituiu Lula pela presidente Dilma Rousseff. Nessa simulação, Dilma venceria as eleições com 59% das intenções de voto. Aécio Neves teria 14,8%, e Eduardo Campos, 6,5%.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Aécio com 73,4% das intenções de voto, e o tucano teria 15,2%. Contra Eduardo Campos, Lula teria 76,1% dos votos, e o governador pernambucano, 8,7%. Contra Aécio, Dilma venceria com 63,8%, e o senador mineiro teria 21,5%.

*TRIBUNA DO NORTE



Nenhum comentário:

Postar um comentário