terça-feira, 21 de agosto de 2012

Caravanas dos municípios que integram os Territórios da Cidadania participarão do Fomenta

O Fomenta - Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Públicas, que será realizado quinta e sexta-feira, no Hotel VillaOeste, contará com a participação de seis caravanas, vindas dos municípios que integram os Territórios da Cidadania existentes no Rio Grande do Norte. Ao todo, cerca de 150 pessoas participarão das caravanas.

Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fomenta tem o intuito de estimular a maior participação dos micro e pequenos negócios potiguares nos processos de compras públicas nas esferas local, estadual e federal. O encontro reunirá empresários de todas as regiões do Estado.

Além de empresários e Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), representantes do setor de compras públicas das prefeituras também participarão das caravanas, que partirão do Território da Cidadania Açu-Mossoró, Território da Cidadania Sertão do Apodi, Território da Cidadania do Alto Oeste, Território da Cidadania do Mato Grande, Território da Cidadania do Seridó e Território da Cidadania do Potengi.

"A ideia é levar conhecimento a respeito de compras públicas a micro e pequenos empresários inseridos em todas as regiões do Estado. O Fomenta vem para qualificar esta categoria para que o mercado das compras governamentais seja mais ocupado pelos micro e pequenos negócios, que têm capacidade de fornecer ao setor público", explica o responsável pela organização do Fomenta, Eduardo Viana.

A programação do Fomenta contará com oficinas e palestras temáticas, além de um seminário que abre o evento na quinta-feira, com o prefeito de Cariacica (ES), Helder Salomão, que fala sobre as contribuições dos negócios de pequeno porte na economia municipal. Também serão realizadas três conferências, uma delas traça um panorama da lei geral como instrumento de desenvolvimento para as MPEs.

O evento também contará com capacitação dos profissionais, através de duas oficinas sobre pregão eletrônico e duas palestras, uma sobre as principais recomendações para participar de uma licitação e outra exclusiva para agentes de desenvolvimento municipais.

No segundo dia, a programação do Fomenta promove uma maior aproximação dos empreendedores com as instituições públicas da esfera local, estadual e federal, por meio de uma Rodada de Negócios. Interessados em participar do encontro devem se inscrever pelo site www.rodada.com.br.

Participam como âncoras federais a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), a Petrobras, a Penitenciária Federal de Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e Governo do Estado. O Sistema S estará representado pelo Senac, Sesc, Senai e Sesi.
 
*O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário