segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Zanetti confirma expectativas, é ouro e fatura 1º pódio olímpico da ginástica brasileira

Gustavo Franceschini
Do UOL, em Londres (Inglaterra)

Phil Walter/Getty Images
Arthur Zanetti se apresenta para ganhar o
ouro nas argolas dos Jogos Olímpicos de Londres

Arthur Zanetti, 22 anos, finalmente colocou o Brasil no mapa da ginástica artística. Com uma apresentação quase perfeita, o atleta paulista somou 15,900 pontos na final das argolas desta segunda-feira em Londres, bateu o favorito chinês Yibing Chen e conquistou o ouro, primeira medalha da história do país neste esporte em Jogos Olímpicos.

"Treinei bastante minha série, mas o principal foi treinar o psicológico, que é o que na hora pega. Quando você vê esse público enorme, acaba se sentindo nervoso, mas consegui me controlar bem”, declarou Zanetti em entrevista à Record.
 
Trajetória meteórica leva Arthur Zanetti do anonimato ao topo da ginástica em um ano

Zanetti exalta psicológico e diz que medalha é de todos os brasileiros

O triunfo veio da forma mais emocionante possível. Arthur foi o último a competir na North Greenwich Arena, sede da ginástica que recebeu bom público, mas não esteve lotada. Desde o começo, tinha a pressão de superar os 15.800 do chinês, atual campeão olímpico do aparelho e grande favorito à conquista. A final ainda tinha outros grandes competidores, que faziam notas altas atrás de notas altas. Ainda assim, o brasileiro levou o ouro, deixando a prata para o chinês e o bronze para o italiano Matteo Morandi (15,733).


ANÁLISE DO ESPECIALISTA

Antes de Arthur, os brasileiros que haviam chegado mais perto do triunfo olímpico foram Daiane dos Santos e Diego Hypolito, que falharam quando eram favoritos no solo em 2004 e 2008, respectivamente. Agora, com o ouro nas argolas, o esporte chega a outro patamar no Brasil.


A medalha é o mais importante, mas não o primeiro grande feito da carreira de Arthur Zanetti. Paulista de São Caetano do Sul, ele já havia conquistado a prata nas argolas no Mundial de ginástica do ano passado, quando perdeu justamente para Yibing Chen. Na época, ele já tinha o mérito de ter sido o primeiro brasileiro a conseguir um resultado desse nível nas argolas, considerado um dos aparelhos mais difíceis entre os homens e de pouca tradição no país.

A apresentação na final mostrou que na eliminatória o brasileiro não apresentou tudo que podia. Arthur já havia feito 15.925 no início de junho e apostava em uma apresentação com grau de dificuldade maior para conseguir subir ao pódio. Nas eliminatórias, no entanto, foi conservador e avançou com 15.616, na quarta colocação.


RESULTADO DA FINAL MASCULINA DAS ARGOLAS


Arthur Zanetti conquista ouro inédito
para o Brasil na ginástica artística

Ginasta paulista fez apresentação quase perfeita na prova das argolas, superando o favorito
chinês Yining Chen. É a primeira medalha brasileira no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário