sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Interdição do Ciad de Mossoró será apenas parcial

O Centro de Internação para Adolescentes Infratores (CIAD) de Mossoró que estava sob ameaça de ser totalmente interditado, apenas funcionará de forma parcial. A decisão foi anunciada na tarde de ontem durante uma reunião que aconteceu na Vara da Infância e Juventude de Mossoró que contou com a presença do promotor Olegário Gurgel Ferreira Gomes, de representantes da Fundac e do Governo do Estado.


Segundo o que ficou decidido, a unidade será submetida a uma reforma física que incluirá reestruturação de todos os alojamentos e da quadra de esportes. A partir dessa decisão, a unidade de Mossoró não irá mais receber internos e apenas permanecerá com os seis adolescentes que estão na unidade até que se cumpra o prazo de internação de 45 dias.

 O promotor da Infância e Juventude de Mossoró, Olegário Gurgel Ferreira Gomes, alegou que o Ciad não dispõe de qualquer condição para funcionar e por isso pediu a interdição total. Porém, essa medida iria afetar também a paralisação da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA).

PROBLEMAS
O Ciad de Mossoró vem sendo alvo de constantes inspeções e denúncias que envolvem falta de estrutura física e de pessoal para oferecer o serviço socioeducativo para os adolescentes que são submetidos à internação. Segundo informações da diretora da unidade Gecilda Silva de Azevedo, há muito tempo o Ciad vem precisando passar por uma reforma geral. 

Gecilda explica que a falta de estrutura física e a ausência de um quando de profissionais necessário para atender ao público assistido pela unidade são problemas que vêm se alastrando há muito tempo. "Além da deterioração da estrutura física, não temos hoje o número de profissionais necessário o que impossibilita a realização de atividades interdisciplinares, já que este é o objetivo da unidade", explica. 


*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário