segunda-feira, 20 de maio de 2013

Gerente Geral da Caixa Econômica pede aos usuários do Bolsa Família que sigam calendário de pagamento

Marcos Garcia

Carla Albuquerque / Da Redação

O fim de semana foi bastante movimentado na agência da Caixa Econômica Federal de Mossoró devido ao boato sobre a suspensão do programa Bolsa Família. Desde ontem (19) surgiu o boato em 14 estados do pais de que o programa teria sido cancelado o que deixou os beneficiários assustados e fizeram com que muitas pessoas procurassem as agências e os correios em busca do beneficio.

Ontem foi registrado tumulto no município de Apodi por volta das 20h. A Polícia Militar foi chamada para evitar o pior. Em Caicó, Assú, Macau e Parnamirim também foi preciso à presença da PM para evitar maiores problemas, como danos aos equipamentos. Em Mossoró, apenas duas mulheres brigaram devido ao lugar na fila. O comandante do 12° BPM, major Correia Lima, disse que designou viaturas para a Caixa, agência Centro, para evitar qualquer tumulto.

Agência Brasil

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez ontem (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.

A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa.

“Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o pagamento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-feira [17], como previsto, e hoje [20] segue normalmente”, disse.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.

“O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.

Segundo a Agência Brasil so no nordeste 111 agências tiveram problemas com tumulto de pessoas querendo receber o beneficio.

O De fato.com esteve na manhã desta segunda- feira (20) na agência da Caixa Econômica Federal de Mossoró e conversou com algumas pessoas que procuraram a agência para receber o beneficio e esclarecer duvidas. Todas as pessoas que procuraram a Caixa disseram que ficaram sabendo do boato de suspensão do pagamento por vizinhos e conhecidos.

De acordo com a dona de casa Vera Lucia do município de Serra do Mel, o boato que surgiu foi em relação à suspensão por três meses do programa “Fiquei sabendo que era pra vim hoje na Caixa que o programa ia ser suspenso por três meses e que hoje todos iriam receber um reajuste” afirma a dona de casa.

Já Maria Helena moradora do bairro dos Pintos em Mossoró afirma que ficou sabendo pelos vizinhos que o Bolsa Família estaria pagando um reajuste pela data do dia das mães. Por esse motivo sacou o beneficio ontem (19) fora do calendário de pagamento.


O Gerente Geral da Caixa Econômica em Mossoró, Aldemir Souza ratifica a informação da Ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campelo de que o Programa Bolsa Família não será cancelado e o pagamento acontece desde a semana passada e continua sendo realizado normalmente de acordo com o calendário de pagamento.

Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Mossoró Aldemir Souza

Aldemir explica ainda que as pessoas ao tomarem conhecimento do boato de que o Bolsa Família iria ser suspenso invadiram a agência. Para evitar tumulto e preservar a integridae física das pessoas a Caixa econômica realizou ajustes no sistema e por algum momento liberou todas as terminações o que fez com que muitas pessoas recebessem o beneficio fora do calendário de pagamento. Para essas pessoas o Gerente explica que o pagamento só será regularizado a partir do próximo mês.

A Assessoria de imprensa da Caixa Ecônomica Federal divulgou nota de esclarecimento sobre o boato de suspensão do programa.

NOTA - A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família.

O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br

O Gerente pede aos beneficiários que tenham calma e acreditem que o Programa não será suspenso e que procurem o seu pagamento no dia certo seguindo o calendário do Ministério do Desenvolvimento Social.

A Caixa Econômica Federal disponibilizou um número para tirar duvidas em relação ao Programa Bolsa Família 08007260207.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário