quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governo define pauta do MST e cria comissão no RN


O Governo do RN, por meio das secretarias e órgãos da administração indireta, participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (21) com o Movimento dos Sem Terra, Fetraf, Fetarn, Asa Potiguar, CUT e Incra. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini discutiu e deu providências relacionadas aos pontos da pauta apresentados ao Executivo Estadual. Do encontro foi definida, ainda, a criação de uma comissão que se reunirá mensalmente para debater sobre assuntos relacionados ao campo.

Permearam a reunião desta tarde assuntos como a construção de barragens no Rio Grande do Norte, perfuração de poços tubulares, distribuição de milho, armazenamento do grão, titularidade de terras, novo georreferenciamento, construção de cisternas, caixas d'água, além da instalação da rede de adução e ligações domiciliares.

Na audiência, a governadora falou sobre as providências relacionadas aos recursos hídricos, como a construção de barragens no estado. Para tanto, citou a assinatura do convênio para a construção da Barragem de Oiticica, cuja primeira parcela de R$ 1,7 milhão foi depositada pelo Governo do RN nesta segunda-feira (20).

Outras ações citadas pela chefe do Executivo Estadual foram a construção da Barragem de Poços de Vara, em São Miguel, Pedra Branca, em Angicos, a de Alívio, em Lajes, a de São Vicente, em Fernando Pedroza, e a barragem de Umarizeiro, em Umarizal, que aguarda liberação da Caixa Econômica autorizando a licitação. O reservatório de Bujari, em Nova Cruz, que foi redimensionado em virtude de englobar parte de um sítio arqueológico, anda está em análise.

Outros encaminhamentos da pauta apresentada e respondida pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, foi sobre a perfuração de poços tubulares em assentamentos. O titular da pasta detalhou que 10 poços serão perfurados e divididos entre Ceará Mirim, João Câmara, Pureza, São José de Mipibú, São Miguel do Gostoso, Ielmo Marinho e Macaíba. As estruturas devem estar prontas entre 30 e 40 dias, pelo fato de a perfuração ocorrer no sedimento.

Além disso, 70 cidades potiguares receberão novos poços. A região Oeste terá 110 unidades, 115 na região Agreste e 125 no Seridó. Os municípios contemplados participam com contrapartidas mínimas e a divisão dos poços é feita pelas respectivas prefeituras. Outros 40 poços serão perfurados pelo Exército e serão divididos para o Seridó (25) e 15 para demais regiões do RN.

Em relação às cisternas, 400 unidades foram construídas no interior do estado, em um convênio de R$ 3 milhões entre Governo do RN e Incra, com a construção de caixas d’águas, instalação da rede de adução e ligações domiciliares em 27 assentamentos de Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado e Mossorró, beneficiando 1900 famílias.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou relevância do encontro, sobretudo pelo fato de os pontos da pauta terem sido propostos pelos trabalhadores rurais. "É muito importante nós estarmos aqui reunidos para ouvir quem está na base desenvolvendo as suas atividades. A nossa ideia é somar e trazer a unidade para uma vida mais digna e melhor para o campo", disse.

A reunião desta terça-feira (21) contou com representantes da Semarh, Sethas, Seara, SAPE, Emparn, Idema, Emater, Secretaria de Estado da Educação, Fetarn, Fetraf, MST, Asa Potiguar, Incra, CUT e Ministério do Desenvolvimento Social.

COMISSÃO

Da audiência, foi sugerida a criação de uma comissão formada pelo Governo do RN, Asa Potiguar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Marcha das Mulheres e Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Potiguar). O encontro será realizado mensalmente e a cada dois meses a governadora Rosalba Ciarlini participará. A primeira reunião será realizada no dia 12 de junho.

Da Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário