terça-feira, 21 de maio de 2013

MUNICÍPIOS QUEREM SAIR DA OPERAÇÃO CARROS-PIPA

Roberto Lucena - repórter

As chuvas que caíram nas últimas semanas, no interior do Rio Grande do Norte, não mudaram completamente o cenário de seca em algumas cidades. As precipitações não foram suficientes para aumentar o nível de água nos principais reservatórios e a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) registou a diminuição do volume em alguns locais. No entanto, quatro municípios já pediram a exclusão na Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro e a Prefeitura de Triunfo Potiguar solicitou, informalmente, a revogação do decreto de calamidade pública.

Alex Régis
Com as chuvas, as reuniões do Comitê da Seca não têm mais a presença maciça dos prefeitos, diferente do que ocorria até abril
Atualmente, 148 municípios potiguares permanecem com o decreto de calamidade em vigor. Segundo a Defesa Civil do Estado, as ações de combate aos efeitos da estiagem não foram reduzidas com a chegada das chuvas. “Alguns municípios estão com a situação um pouco melhor, mas o problema persiste. Tivemos mais chuvas no Litoral, de modo que as ações de ajuda aos municípios continuam do mesmo jeito”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Josenildo Acioli.

A chuva chegou. Não foi exatamente na hora desejada, nem no volume necessário para por fim aos problemas decorrentes da seca, mas serviu para amenizar a situação. A nova realidade em algumas cidades é refletida nas reuniões do Comitê Integrado de Combate à Seca. Diferente de outras edições, na reunião de ontem não havia nenhum prefeito presente.

Apesar disso, críticas não faltaram. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faern), José Vieira, relatou que o Governo continua inerte diante da situação do homem do campo. “Os problemas continuam. Já estamos preocupados com o segundo semestre desse ano. Há dificuldades com o volumoso e outras ações como a perfuração de poços tubulares”, elencou.

Uma das medidas que continua em pauta é a Operação Carro Pipa, do Exército Brasileiro. Por causa das chuvas, quatro municípios pediram a exclusão do programa. Desde o início do mês, os municípios de Almino Afonso, Janduís, Messias Targino e Pau dos Ferros não recebem mais a ajuda através dos carros-pipa. Segundo o coordenador da Operação Carro Pipa no Exército, tenente-coronel Pellense, o pedido de exclusão foi feito no dia 3 de maio. “Com a exclusão desses municípios, temos, atualmente, 111 cidades sendo atendidas pelo programa”, lembrou.

As chuvas não foram suficientes para elevar o nível de água nos principais reservatórios do Estado. Ontem, a Semarh divulgou novos números. Comparados com os índices do dia 30 de abril, há casos de redução do volume [veja info]. Foi assim na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e no açude Itans, em Caicó. No caso de aumento de volume, os números são tímidos. A Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, no final do mês passado, estava com 50.079.585 m³ de água, o que correspondia a 59,43% de sua capacidade. Agora, está com 50.733.562 m³, 60,20% da capacidade total.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário