segunda-feira, 20 de maio de 2013

Potiguar vence América nos pênaltis e conquista o bicampeonato Estadual


De Rodrigo Matoso para redação em Natal


Foto: Frankie Marcone

Não foi necessário o tapetão para decidir o Campeonato Estadual. Em jogo emocionante, após empate por 1 a 1 durante os 90 minutos de jogo, o Potiguar superou o América por 5 a 4, na cobrança de pênaltis, com destaque para duas defesas do goleiro Santos, e conquistou a taça pela segunda vez para a cidade de Mossoró. O primeiro, em 2004, também foi vencido em cima do alvirrubro.



No tempo regulamentar, o alvirrubro de Natal saiu na frente do marcador através de Índio Oliveira, aos 37 do primeiro tempo. O Time Macho chegou ao empate aos 30 da etapa final, em cobrança de falta de Chiquinho.

O próximo compromisso do América será na estreia do Campeonato Brasileiro da Série B, no próximo sábado (25), quando enfrenta o Figueirense, às 16h20, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Potiguar disputará a Série D a partir de junho.

Foto: Frankie Marcone

O jogo

O Potiguar começou melhor a partida, pressionando o América em seu campo de defesa, enquanto o alvirrubro de Natal só começou a tocar a bola com mais tranquilidade e objetividade a partir dos 10 minutos.

O primeiro grande momento do jogo foi a favor do América, aos 22, quando Índio Oliveira percebeu o goleiro Santos adiantado, e chutou no ângulo, obrigando o arqueiro do Potiguar a espalmar para a linha de fundo, em uma linda defesa.

Apesar da ameaça do alvirrubro de Natal, o Potiguar seguiu bem postado em campo, voltando a ter maior posse de bola, saindo para o jogo, chegando com velocidade e obrigando a defesa alvirrubra a trabalhar com o máximo de atenção.

Com a partida pegando fogo e os ânimos cada vez mais acirrados, digno de uma decisão, o América decidiu colocar a bola no chão e, através de jogada individual do jovem Índio Oliveira, aos 37, o alvirrubro abriu o placar. Ele arrancou pelo lado direito, passou como um foguete pelos defensores do Potiguar e bateu cruzado para o fundo da rede, na saída do goleiro Santos.

Detalhe que no momento do gol, um pedaço do alambrado onde fica um portão de acesso ao gramado terminou quebrando durante a comemoração da torcida, ficando o local aberto, e obrigando uma equipe do Corpo de Bombeiros a monitorar a área, que registrou pelo menos cinco torcedores com pequenos hematomas.

Nos minutos finais de primeiro tempo, mesmo com o alvirrubro de Natal vencendo, o duelo seguiu equilibrado, com destaques para a excelente marcação de Magno em cima do meia Cascata, e o futebol apagado de jogadores como Chiquinho e Vaninho, no lado do Potiguar.

Na volta do intervalo para o segundo tempo, o técnico do Potiguar Celso Teixeira terminou se estranhando com Roberto Fernandes, e por pouco os comandantes não chegaram as vias de fato.

O segundo tempo começou com Potiguar e América com os mesmos times que atuaram na etapa inicial. No lado dos mossoroenses, a obrigação de sair para cima dos donos da casa em busca do gol de empate. Para o alvirrubro de Natal, a tentativa de ampliar o marcador jogando em cima do erro de um adversário exposto, através do contra-ataque. Aos 6, o América chegou muito próximo do segundo gol, em jogada de Renatinho para Tiago Adan, que chutou desequilibrado para fora.

Foto: Frankie Marcone

Com o passar dos minutos, a partida se mostrou cada vez mais nervosa, e um festival de cartões amarelos foram distribuídos para as equipes, que ganharam diversos jogadores pendurados.

A partir dos 20 minutos, o América passou a apresentar uma maior lucidez em campo e apresentou jogadas de perigo pelas alas, através de Norberto e Renatinho. O Potiguar, por sua vez, ainda que pouco inspirado, chegou com perigo a meta americana, aos 23, após levantamento na área, que Dida bateu roupa e presenteou Genilson, que chutou para fora.

Quando se tinha a impressão de um Potiguar ineficiente em suas jogadas de ataque, o lateral Chiquinho empatou a partida aos 30, em cobrança de falta e um frango do goleiro Dida. O jogador do Time Macho chutou sem muita força, o arqueiro americano tentou encaixar e deixou a bola passar por baixo de seu corpo.

Nos minutos finais, o jogo pegou fogo e o atacante Ítalo, que havia entrado na segunda etapa, foi expulso infantilmente aos 38, deixando o Potiguar com um jogador a menos. O alvirrubro de Natal, podendo aproveitar a vantagem, também perdeu um homem, com Daniel levando o segundo amarelo e a consequente expulsão, aos 44. Diante do equilíbrio entre as equipes no jogo e em toda a competição, a final do Estadual foi decidida nos pênaltis. Melhor para o Potiguar, que venceu pelo placar de 5 a 4.

Foto: Frankie Marcone

Confira como foram as cobranças:

América:
Cascata - Gol
Renatinho - Perdeu (Santos defendeu)
Índio - Gol
Índio Oliveira - Gol
Alyson - Gol
Itamar - Perdeu (Santos defendeu)

Potiguar:
Chiquinho - Gol
Paulinho - Gol
Giovani - Perdeu (para fora)
Lima - Gol
Santos - Gol
Radamis - Gol

Ficha do jogo: América 1 x 1 Potiguar de Mossoró (Pênaltis – 5 a 4 Potiguar).
Estádio: Barrettão

Escalações:

América: Dida; Norberto (Alyson), Índio, Edson Rocha e Renatinho; Ricardo Baiano (Lailson), Daniel, Fabinho e Cascata; Tiago Adan (Itamar) e Índio Oliveira. (Técnico: Roberto Fernandes).

Potiguar: Santos, Genilson, Ivson(Radamis) e Anselmo; Chiquinho, Lima, Magno, Daniel(Ítalo), Vaninho(Giovani) e Paulinho; Kattê. (Técnico: Celso Teixeira).

Árbitro: Alício Pena Júnior (Especial - MG)
Assistentes: Luis Carlos Câmara Bezerra e Francisco Jailson F. da Silva, ambos do RN, quadro CBF.

Cartões: Kattê (amarelo, Potiguar); Índio (amarelo, América); Índio Oliveira (amarelo, América); Edson Rocha (amarelo, América); Ivson (amarelo, Potiguar); Cascata (amarelo, América); Ricardo Baiano (amarelo, América); Magno (amarelo, Potiguar); Lima (amarelo, Potiguar); Daniel (amarelo, América); Tiago Adan (amarelo, América); Ítalo (vermelho, Potiguar); Daniel (vermelho, América).

Público: 5.959
Renda: R$ 99.460,00

Jornal de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário