sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fifa e parceiros têm plano B para concluir a Copa das Confederações fora do Brasil

MARCEL RIZZO
MARTÍN FERNANDEZ
SÉRGIO RANGEL
ENVIADOS ESPECIAIS A SALVADOR
JUCA KFOURI
COLUNISTA DA FOLHA

A intenção é concluir a Copa das Confederações no Brasil, mas caso os problemas relacionados à segurança se agravem, a Fifa trabalha com um plano B para o torneio.

A solução discutida pela entidade e seus parceiros seria concluir a fase de grupos neste final de semana, com as quatro partidas que restam, e fazer as semifinais e finais longe do território brasileiro.

No sábado, jogam Brasil x Itália (Salvador) e Japão x México (Belo Horizonte). No domingo, a Espanha enfrenta a Nigéria (Fortaleza) e o Uruguai joga contra o Taiti (Recife). As semifinais estão marcadas para quarta (Belo Horizonte) e quinta (Fortaleza) da semana que vem. A final e a decisão do terceiro lugar, para o domingo, dia 30 de junho, no Rio e Salvador, respectivamente.

A Fifa e as seleções que disputam a Copa das Confederações já externaram seu pavor com a insegurança que vivem no Brasil. O entendimento na entidade é de que mudar quatro partidas (envolvendo quatro seleções) seria menos danoso para a entidade e menos custoso a seus cofres do que cancelar o evento.

De acordo com parceiros da entidade ouvidas pela Folha, Europa, Estados Unidos e até a China são tratados como possíveis locais onde o torneio poderia ser realizado.

Procurada pela Folha, a Fifa respondeu que "continua monitorando a situação junto com as autoridades brasileiras e no momento não há qualquer mudança prevista no cronograma da Copa das Confederações."

Protesto em Salvador

Silhueta de manifestante contra barricada policial em fogo 
nas ruas de Salvador, Bahia

Polícia lança bombas de gás lacrimogênio contra manifestantes 
nas ruas do centro de Salvador, Bahia

Garoto com iguana nas ruas de Salvador, Bahia


Manifestantes constroem barricadas e atiram pedras na polícia durante protestos 
nas ruas do centro de Salvador, Bahia


Manifestantes constroem barricadas para evitar a aproximação da polícia 
durante protestos em salvador, Bahia


Torcedores com ingressos na mão tentam entrar no estádio Arena Fonte Nova em 
Salvador, em meio ao confronto entre a polícia e manifestantes

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário