terça-feira, 25 de junho de 2013

Produtores rurais tratam da produção de cana-de-açúcar no RN

Por Assecom

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, recebeu na manhã de hoje (24), em seu gabinete, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern), José Álvares Vieira, e alguns representantes do setor produtivo rural do estado, para tratar das demandas, principalmente do setor de produção de cana-de-açúcar.

A reunião, que também contou com a presença do Presidente da Associação de Plantadores de Cana do RN (Asplan), do presidente da Cooperativa de Plantadores de Cana do RN (Coplacana), Adriano Marques Tavares, e do Presidente do Sindicato Rural de Natal, Humberto de Moura Cocentino, foi solicitada por José Vieira para buscar ações junto à Semarh no que diz respeito à desburocratização de licenciamentos ambientais e a questão de abastecimento de água.

Na ocasião, o secretário Leonardo Rêgo afirmou sua intenção de atender aos anseios e necessidades dos produtores rurais no tocante disponibilidade de Recursos Hídricos. "Sabemos da importância do setor canavieiro para a economia do nosso estado. Nós da Semarh não vamos contar esforços para minimizar os efeitos da seca no dia a dia desses produtores", afirmou Leonardo.

Outro ponto discutido foi a questão das licenças ambientais para a colheita da cana. Segundo José Vieira, muitas vezes a licença não sai a tempo da época da colheita. "Para não perder a produção, o agricultor acaba colhendo de forma ilegal" disse Vieira. "O secretário foi muito receptivo e nos afirmou o interesse de inserir o Setor rural no Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA) para que possamos discutir questões como estas", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário