quinta-feira, 13 de junho de 2013

Preá é lançada hoje com exposição de Elino Julião

Reprodução
A 26ª Preá apresenta a seção Retratos Potiguares, além de um bate-papo noite adentro com Woden Madruga e Alex NascimentoA 26ª Preá apresenta a seção Retratos Potiguares, além de um bate-papo noite adentro com Woden Madruga e Alex Nascimento
A Preá sai da toca e o número 26 da revista cultural publicada pela Fundação José Augusto traz novidades editoriais aos leitores. O lançamento está marcado para hoje, logo mais às 19h na galeria Newton Navarro, e vem atrelado a mais três anúncios: a abertura da nova exposição do projeto Público é Privado, que neste mês junino vem com acervo sobre Elino Julião; o lançamento do livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos; e a divulgação do edital do III Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro.

A primeira mudança da Preá está capa: logomarca e linguagem visual foram repaginadas; no miolo, a pauta deixa de ser monotemática, embora neste número a gastronomia mereça destaque. Outro detalhe é o momento de transição entre o responsável pela edição, co-assinada por Mário Ivo Cavalcanti e Adriano de Souza a revista que traz ilustração da artista Sinhá marca a passagem do bastão do primeiro para o segundo.

A partir da Preá #26 entra em cena a seção “Retratos Potiguares”, que destacará um artista ou intelectual do Rio Grande do Norte, expondo seu conhecimento e pensamento crítico. O professor caicoense Muyrakytan Kennedy, estudioso do sertão, é o primeiro personagem entrevistado. A revista também apresenta uma prévia das biografias, em fase final de produção, sobre personalidades importante da Cultura potiguar como o ator e diretor de teatro Jesiel Figueiredo, o cantor e compositor Carlos Alexandre, o escritor Homero Homem e o artistas plástico e poeta Newton Navarro. 

As ‘tretas’ e o balaio de egos reunidos no site Substantivo Plural, a consulta pública do Plano Estadual de Cultura e uma (longa e divertida) entrevista com o jornalista Woden Madruga e o escritor Alex Nascimento também estão entre os destaques.

Forró, livro e artes visuais

O cenário para o lançamento da Preá #26 será a galeria Newton Navarro, que recebe a exposição “Vida e obra de Elino Julião” dentro do projeto Privado é Público. A exposição é formada por objetos, documentos e fotografias do acervo particular de Veneranda Julião, viúva do artista. Instrumentos musicais usados por Elino como sanfona, triângulo e pandeiro; partituras, fotos, coleção de discos em vinil e CDs e roupas, inclusive o figurino de seu último show, estarão à disposição do público para visitação até o dia 1° de julho.

Já o outro lançamento da noite é o livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos, volume 40 da Coleção Cultura Potiguar. O autor retrata personagens sertanejos, paisagens e recantos, costumes e tradições na novela “Malhada Grande” e nos dois contos “Paraíso” e “Condado”.

Serviço

Lançamento da revista Preá nº 26 e do livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos. Abertura da exposição “Vida e Obra de Elino Julião” e divulgação do edital para o III Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro. Hoje, às 19h, na galeria Newton Navarro/FJA - Rua Jundiaí, 641, Tirol.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário