Gerson de Castro
Da Redação Natal
A presidente Dilma Roussef disse, ao encerrar o encontro com prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, que o seu governo vai ajudar derrotar os efeitos da seca. Disse que é possível conviver com a seca e que seu governo fará obras estruturantes. "A Barragem Oiticica é um compromisso do Governo Federal", afirmou a presidente" acrescentando que a segurança hídrica na região do Semi-árido é uma prioridade.
GAFE
Aplaudida de pé, Dilma Roussef agradeceu as manifestações de apoio e disse que estava sendo "batizada" cidadã potiguar. Ao citar o presidente da CUT do Estado, trocou o Rio Grande do Norte pelo Rio Grande do Sul mas logo corrigiu. "Desculpem, é que fui batizada recentemente", afirmou.
Mineira de nascimento, Dilma Roussef disse ser também gaúcha, potiguar e amazonense. "Tenho, como convém a uma presidente brasileira, naturalidade em todos os Estados", completou, arrancando novos aplausos.
Ao final, disse que deseja continuar a obra iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Quero continuar ajudando a construir um Rio Grande do Norte grande, à altura do Nordeste que estamos construindo".
Concordando com o deputado Henrique Alves, Dilma que chegou a hora de dar prioridade ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte, dentro da política de crescimento do Nordeste. "Queremos transformar o Nordeste numa região homogeneamente desenvolvida", garantiu.
OBRAS
A presidente anunciou a realização de diversas obras: o anel viário do chamado "Gancho de Igapó (BR-406), a duplicação da Reta Tabajara e reafirmou o compromisso de financiar, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a duplicação de toda a BR-304 e a modernização do Centro de Convenções.
Anunciou, ainda, que o Governo Federal vai retomar a obra de duplicação da estrada que dá acesso à praia da Pipa, no município de Tibau do Sul e que considerou um dos mais belos recantos do litoral brasileiro.
Dilma disse ser a favor da aplicação na área da Educação dos recursos provenientes da redistribuição dos royalties do petróleo e pediu o apoio e compromisso dos prefeitos, parlamentares e governadores.
APLAUSOS
Dilma Roussef não poderia ser melhor tratada na sua visita ao Rio Grande do Norte. Por obra e inspiração do deputado Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados, a presidente foi aplaudida de pé por toda a plateia de prefeitos, parlamentares e demais autoridades presentes ao auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado.
Ao suceder Henrique Alves na tribuna, a governadora enalteceu o comportamento republicano da presidente, acrescentando que tem recebido apoio do governo federal mesmo sendo filiada ao DEM, partido que faz oposição a Dilma.
Rosalba enumerou as ações que vem realizadas em parceria com o Governo Federal para enfrentar os efeitos da seca, agradeceu pelo compromisso do governo de realizar obras como o Museu da Rampa, a duplicação da BR-304.
A governadora aproveitou para reforçar o pedido por obras como o anel viário da BR-406, em Igapó, à altura da entrada de São Gonçalo do Amarante. Pediu também a inclusão do Estado no projeto de implantação da Transnordestina.
Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário